A abdominoplastia, ou abdominoplastia, é uma cirurgia estética para melhorar a forma da área da barriga (abdômen). Pode envolver a remoção do excesso de pele solta, gordura e estrias e tensionamento dos músculos abdominais. O objetivo é retirar o excesso de pele da barriga que não pode ser retirado com exercícios – por exemplo, o excesso de pele causado pela gravidez ou perda de peso.
Não é uma solução rápida para perder peso, pois o procedimento geralmente só é recomendado para pessoas com um índice de massa corporal (IMC) saudável . A abdominoplastia é considerada cirurgia estética, por isso geralmente não está disponível no SNS. Se você está pensando em seguir em frente, esteja ciente do custo e do fato de ser uma cirurgia de grande porte, com riscos a serem considerados. Reserve um tempo para refletir sobre sua decisão.
Indice
Recuperação
Você precisará tirar cerca de 4 a 6 semanas do trabalho e dos exercícios. Você não poderá dirigir por algumas semanas após a operação (seu cirurgião e sua seguradora podem aconselhá-lo sobre isso). Demora cerca de 6 semanas para se recuperar totalmente e ver todo o efeito de uma abdominoplastia. Normalmente, você precisará usar um tipo especial de espartilho ou calça para controle da barriga por 6 semanas, para estimular a cicatrização adequada da pele e para reduzir o inchaço. Geralmente, você precisará relaxar durante esse período e manter os joelhos dobrados enquanto estiver na cama, para evitar forçar os pontos.
Após algumas semanas, provavelmente você será solicitado a comparecer a uma consulta de acompanhamento para ter certeza de que a ferida está cicatrizando adequadamente. Após 6 semanas, você geralmente conseguirá parar de usar o espartilho e poderá voltar a fazer a maioria de suas atividades habituais.

Efeitos colaterais esperados
Você ficará com uma cicatriz na parte inferior da barriga e, se você fez uma abdominoplastia completa, uma cicatriz ao redor do umbigo.
Também é comum após uma abdominoplastia:
- acham difícil ficar em pé direito – pode parecer que sua barriga está sendo puxada (isso vai melhorar com o tempo)
- tem dor e hematomas
- sinta dormência em sua barriga por alguns meses a anos
- tem um inchaço temporário cheio de líquido acima da cicatriz
- tem cicatrizes elevadas e vermelhas nas primeiras 6 semanas que eventualmente desaparecem

O que poderia dar errado
A abdominoplastia pode ocasionalmente resultar em:
- cicatrizes espessas e óbvias se desenvolvendo
- protuberâncias sob a pele
- “orelhas de cachorro” (pele extra) nas bordas da cicatriz
- feridas que não cicatrizam
- uma coleção de fluido na área que foi operada
- uma coleção de sangue sob a pele (hematoma)
- dormência ou dor na barriga ou na perna
- cãibras ou dores de barriga
- problemas respiratórios
Qualquer tipo de operação também acarreta um pequeno risco de:
- sangramento excessivo
- desenvolver um coágulo sanguíneo em uma veia
- infecção
- uma reação alérgica ao anestésico (muito raro)
O cirurgião deve explicar a probabilidade desses riscos e complicações e como eles seriam tratados se acontecessem. Ocasionalmente, as pessoas descobrem que o efeito desejado não foi alcançado e sentem que precisam de outra operação.

O que fazer se você tiver problemas
A cirurgia plástica às vezes pode dar errado e os resultados podem não ser os esperados. Você deve entrar em contato com a clínica onde a operação foi realizada o mais rápido possível se sentir dor forte ou quaisquer sintomas inesperados. Se você fez abdominoplastia e não ficou feliz com o resultado, ou acha que o procedimento não foi feito de maneira adequada, converse com o cirurgião que a tratou.