A rinosseptoplastia é uma cirurgia de desvio de septo indicada para desprevinido quem não desejam corrigir apenas a parte funcional do nariz. Mas deseja também fazer alterações estéticos para deixar o rosto mais concordante
Afinal, se há a possibilidade de melhorar o nariz, tanto a parte estética quanto a operante por que não realizar tudo em uma excepcional cirurgia?
Foi com esse objetivo que a rinosseptoplastia nasceu. Até pelo fato de a cirurgia plástica do nariz, conhecida como rinoplastia, só favorece o funcionamento do sistema respiratória quando associada a aos processos de funcionalidade e prática como a cirurgia de septo nasal.
Esse é um polêmica que gera muitas dúvidas, por isso decidimos esclarecê-las todas aqui. Veja a seguir as sete fundamentais informações sobre a cirurgia de rinosseptoplastia.
O que é septoplastia?
Antes de qualquer coisa, queremos identificar como funciona o sistema respiratória porém tranquila não será uma aula de biologia. É apenas uma rápida explicação!
Quando o ar entra, através de duas aberturas, ele passa pelas cavidades nasais até chegar ao pulmão. O septo nasal, que é formado por cartilagem e osso, separando estas duas cavidades.
Septoplastia
Ou seja, o septo é uma alvenaria que está entre as duas narinas (os buraquinhos do nariz). O lado direito e esquerdo dispõe de um orifício denominado coana, que faz uma aderência até a faringe.
O desvio de septo é exatamente quando essa alvenaria está torta ou deformada, dificultando a passagem do ar. Essa obstrução ocorre principalmente, quando o septo se aproxima do corneto nasal.
O que é septoplastia
Você já deve ter escutado falar dos cornetos, já que eles são popularmente conhecidos como carnes esponjosas. Os cornetos nasais são estruturas formadas por pele tecido esponjoso e osso. Sua função é aquecer e umidificar o ar em sua passagem pela cavidade nasal.
Quando há obstrução das duas narinas significa que o corneto de um lado está muito próximo ao septo. E, do outro parte teve um crescimento excessivo, que preencheu o espaço “a mais” que estava ali.
A cirurgia de carne esponjosa no nariz serve exatamente para desobstruir e Reduzir o tamanho desses cornetos.
desvio nariz
Vale mostrar que, normalmente, o septo não é reta há um pequeno desvio no nariz. O problema é quando ele se entorta mais do que o normal.
Cirurgia de desvio de septo
Como você viu, o desvio de septo pode comprometer a respiração. E é sobre este o principal sinal para o médico indicar a cirurgia nasal.
Mas antes disso, o médico que solicitam alguns exames detalhados, como tomografia e Raios-X dos ossos da face. Isso facilita o diagnóstico, pois, às vezes, há um desvio de septo, porém sem acometimento estético (não é perceptível a olho nu, exceto para clínicos treinados).
Quando o desvio está bem acentuado ele obstrui totalmente as vias nasais. Claro que isso afeta na respiração e até no bem-estar do paciente.
Atividades simples como evitar realizar atividades físicas ou dormir serão afetadas pela sensação de cansaço e ausência de ar.
É importante mostrar que a cirurgia de septo nasal é indicada em casos específicos. Por exemplo, quando há: interferência na respiração, carne esponjosa ou obstrução nasal provocada por uma rinite, que dá a sensação de nariz entupido.
Nessas situações, o médico descreve um tratamento adequado antes de indicar a cirurgia.
Se você sofre com o formato do seu nariz achatado, a rinoplastia é a cirurgia plástica ideal para remodelação a estrutura nasal. Portanto, a rinoplastia tem finalidade puramente estética.
Nesse caso, são imensuráveis as possibilidades que a cirurgia oferece para remodelação o nariz, como:
Aumentar ou reduz o seu tamanho
Corrigir a forma do dorso nasal
Diminuir o tamanho das narinas
Alterar o formato da ponta
Corrigir defeitos de nascença
Mas Tenha em mente: qualquer mudança estética deve ser avaliada individualmente pelo cirurgião plástico. Pois, ele considera as expectativas do paciente e a possibilidade do resultado desejado.
Afinal, o que é rinosseptoplastia?
A rinosseptoplastia, além de inovar a parte estética (por meio da rinoplastia), também faz a correção de problemas respiratórios. Que muitas vezes são motivados por um desvio de septo.
Por isso, se você sofre com problema respiratória e também está descontente por com o formato do seu nariz, então opte por uma cirurgia de septo nasal combinada com a rinoplastia.
A cirurgia de rinosseptoplastia é muito similar à rinoplastia. O cirurgião pode definir entre duas técnicas para realizar a operação, que pode se dizer que são
Rinoplastia aberta: essa forma permite que o cirurgião tenha mais visão da região que será operada. Já que a incisão é feita na columela, tecido encontrado entre as duas narinas, e a pele é levantada.
A cirurgia do septo nasal
Sendo assim, é indicada apenas para os casos em que há alterações estéticos mais simples de serem feitas.
Independente da metódo escolhida, a rinosseptoplastia tem início com a cirurgia do septo para a correção do desvio.
Nesse caso, primeiro, o médico selecionar a mucosa nasal do septo. Com as alterações ósseas e cartilaginosas exibidas ele consegue remodelação as áreas desviadas. Em seguida, a pele nasal é reposicionada e suturada.
A partir disso, o cirurgião começa a fazer as alterações estéticos para melhorar a aspecto e o formato do nariz.
Não se preocupe, a cicatriz da rinosseptoplastia fica bem discreta. já que o cirurgião plástico faz as incisões em locais estratégicos.
Mas o local da cicatriz também a diferencia de acordo com a técnica utilizada. Por exemplo, na rino fechados as incisões são pequenas e realizadas nos sulcos do nariz (parte interna). O que reflete numa cicatriz imperceptível, totalmente escondida.
Por ser uma cirurgia muito exclusiva a rinosseptoplastia deve ser realizada por médicos especializados e experientes.
Em alguns algumas situações além do inchaço interno e externo, há também a presença de hematomas. Mas que desaparecerão em torno de 2 semanas.
Um outro ponto é a sensação de nariz entupido. Isso acontece devido ao inchaço natural que permanece dias após a cirurgia.
Grande parte dos cirurgiões plásticos optam por um curativo (ou tala) que será utilizado nos 7 primeiros dias após a rinosseptoplastia. Por este mais importante nesse período, você só será capaz respirar pela boca.
Após o procedimento cirúrgico é natural sentir uma dor moderada, mas que pode ser com facilidade aliviada com analgésicos indicados pelo médico.
No geral, não muda muito a reconquista da rinosseptoplastia em relação à rinoplastia.
Além disso, situação o nariz tenha recebido alguma fratura, o médico coloca um pequeno gesso na parte externa. Que serve como um molde para garantir estabilidade e evitar traumas na região operada.
Agora falando das limitações, você deve ter muita dedicação para respeitá-las conforme a orientação médica. Por exemplo:
Cuidado para não bater na região operada, já que ela ainda estará frágil.
Evite ser ao máximo a exposição solar durante 30 dias. O sol pode deixar marcas permanentes na região dos hematomas.
Suspenda o uso de óculos, por pelo menos, 4 dias Isso porque a região óssea do nariz ainda estará sensível e em restauração.
Saiba Mais: Cirurgia Plastica: Indicada para correção estética do nariz