Antes de marcar a cirurgia, análises laboratoriais pré-cirúrgicos são solicitados e, tornando-se normais, o procedimento pode ser agendado.
Antes da cirurgia o paciente deve evitar cortar os cabelos muito curtos, principalmente na região decorrente (área doadora), tomar bebidas alcoólicas ou consumir medicamentos, 5 dias antes da cirurgia.
O paciente deve comunicar ao médico ou à equipe a utilização de medicamentos de uso próprio alguns dias antes da cirurgia. Os medicamentos pré-operatórios devem ser iniciados segundo a recomendação médica. Devem ser proibidos medicamentos quaisquer tais como: AAS, anti-inflamatórios, antialérgicos, vitamina alguns dias antes da cirurgia.
- É importante que o paciente abandone o cigarro uma semana antes do procedimento. A reconquista e a cicatrização serão muito melhores.
- Meia hora antes da cirurgia serão tiradas fotos para avaliações e comparativos posteriores.
- Após as fotos o paciente terá um espelho na mão, seguindo o realizar, em comum acordo, a marcação da linha frontal.
- Se necessário, uma medicação tranquilizante será fornecida para aliviar a tensão natural antes da cirurgia.
Cuidados Pós-Operatório
Os pontos da sutura na região doadora são adquiridos com mais ou menos 15 dias.
Após três meses os cabelos tendem a nascer e crescem um milimetro por mês. Com oito meses é possível curtir o resultado do transplante.
As crostas (cascas) começam a se desprenderem depois de 10 dias, espontaneamente, O paciente não deve forçar a sua eliminação precoce. É comum as crostas caírem com os cabelos transplantados grudados. É normal! Ou então, caem alguns dias depois.
Sol, praia, piscina, nado, mergulho, esqui, área acadêmica e atividades físicas, estão autorizados depois de 5 dias e esportes coletivos unicamente após três semanas.
O paciente deve dormir com a cabeça elevada durante as três pioneiras na noites. Confira aqui alguns cuidados que podem ajudar a evoluir sua recuperação
Os medicamentos devem ser tomados conforme a prescrição, nos momentos e durante o tempo descrita Antibióticos, anti-inflamatórios e casualmente analgésicos.
Um boné ou chapéu pode ser colocado para esconder as pequenas crostas dos enxertos colocados. A partir desse instante o paciente é permitido para ir para casa, fazer uma viagem trabalhar (depende do tipo de atividade profissional). Atividades leves como ler, escrever, andar e dirigir já são permitidas.
Os cuidados pós-operatórios são extremamente importantes para evitar complicações durante a reconquista da cirurgia recém realizada. As recomendações básicas são as seguintes:No dia seguinte, a bandagem é retirada e os cabelos são cuidadosamente limpos por uma profissional de enfermagem treinada.