O consultório da odontopediatria é o lugar em que odontologia e pediatria se juntam! Se você possui filhos, com certeza já os levou a uma consulta com este profissional. Lá, é possível analisar quais afazeres e prevenções são capazes de ser feitos com a saúde bucal do irrelevante. Porém as utilidades desse profissional vão bastante além disso. Será que você conhece tudo sobre essa caráter? O profissional dessa setor não apenas auxilia a levar as dúvidas sobre a troca dos dentes de leite e como corporificar a escovadela correta, porém pode realizar um orientação bastante mais interessante, até mesmo antes mesmo do surgimento da criança.
Indice
- 1 Que tipo de formação os odontopediatras têm?
- 2 Que tipos de tratamentos os odontopediatras fornecem?
- 3 A ODONTOPEDIATRIA AGREGA DIVERSAS IDADES
- 4 No momento em que inicia as consultas com o odontopediatra ?
- 5 A odontopediatria é o futuro ?
- 6 Onde posso encontrar um odontopediatra?
- 7 Dentistas pediátricos – o melhor atendimento para crianças
- 8 Razões para procurar um Odontopediatra
- 9 O que esperar do odontopediatra
Que tipo de formação os odontopediatras têm?
Os odontopediatras completaram pelo menos:
- Quatro anos de faculdade de odontologia
- Dois anos adicionais de residência em odontologia para bebês, crianças, adolescentes e crianças com necessidades especiais
Que tipos de tratamentos os odontopediatras fornecem?
Os dentistas pediátricos fornecem cuidados abrangentes de saúde bucal que incluem o seguinte:
- Exames de saúde bucal infantil, que incluem avaliação de risco para cárie na mãe e na criança
- Cuidados dentários preventivos, incluindo limpeza e tratamentos com flúor, bem como recomendações nutricionais e dietéticas
- Aconselhamento de hábitos (por exemplo, uso de chupeta e chupar o dedo)
- Avaliação e tratamento precoce para endireitar os dentes e corrigir uma mordida inadequada (ortodontia)
- Reparação de cáries ou defeitos dentários
- Diagnóstico de condições bucais associadas a doenças como diabetes, cardiopatia congênita, asma, febre do feno e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
- Tratamento de doenças e condições da gengiva, incluindo úlceras, frênulos curtos, mucoceles e doença periodontal pediátrica
- Cuidar de lesões dentárias (por exemplo, dentes fraturados, deslocados ou arrancados)
A ODONTOPEDIATRIA AGREGA DIVERSAS IDADES
Engana-se quem pensa que a odontopediatria cuida somente da saúde bucal infantil. Embora de ser o foco da setor, não podemos esquecer que, antes de se reintegrar profissional, o dentista estuda todos os campos da odontologia no momento em que se maneira clínico. Dessa forma, o profissional pode reparar pacientes de outras idades. “ Não vejo urgência, por exemplo, de um adolescente migrar para outro dentista. Odontopediatras estudam o progresso bucal a partir de a abdômen da mãe ”, explica Camila. Eles similarmente são capazes de acompanhar as mudanças que acontecem durante dos anos, tanto fisiológicas quanto emocionais, sendo o profissional mais qualificado para reparar essa banda etária. Quer saber mais sobre odontopediatria, acesse https://ortho3dbr.com.br/
No momento em que inicia as consultas com o odontopediatra ?
A odontopediatra acredita que todo o tratamento da saúde bucal necessita iniciar no momento em que a criança também está na abdômen da mãe. “Defendo bastante a valia do pré-natal odontológico em que a grávida vai cuidar da sua saúde bucal, se confirmar sobre as mudanças que são capazes de ocorrer em sua boca e exercitar como cuidar da higiene do seu bebê ”, comenta.
No momento em que não há este orientação, é fundamental que a primeira consulta aconteça antes dos seis meses de idade, para que os pais possam ganhar toda indicação a tempo de colocá-la em execução. “ Como a criança está em constante progresso, sugiro uma reconsideração a cada 6 meses ou no máximo 1 ano para avaliarmos de próximo os complicações pertinentes de cada hora e prorromper na momento pela certa ”, atenta. Dessa forma, não deixe de provocar seu irrelevante e garanta a partir de cedo o satisfação dele!
A odontopediatria é o futuro ?
A infância é uma ciclo bastante fundamental da vida e que necessita de atenção em todos os perspectivas, até mesmo na saúde bucal. Na verdade, acompanhar a saúde bucal do irrelevante a partir de cedo pode auxiliar na momento de moderar futuros complicações. A odontopediatria possui um grande valor nessa missão. “Acompanhamos de próximo o desenvolvimento das crianças e podemos ajudá-las a fazer e preservar bons práticas, desmistificando a ideia de que o dentista é uma coisa assustadora e ajudando dessa maneira para adultos mais conscientes”, finaliza.
Onde posso encontrar um odontopediatra?
Dentistas pediátricos praticam em uma variedade de locais, incluindo consultórios particulares, escolas de odontologia e centros médicos. Seu pediatra pode ajudá-lo a encontrar um dentista pediátrico perto de sua casa.
Dentistas pediátricos – o melhor atendimento para crianças
As crianças não são apenas pequenos adultos. Nem sempre conseguem ser pacientes e cooperativos durante um exame odontológico. Os dentistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças de maneira a deixá-las confortáveis. Além disso, os odontopediatras usam equipamentos especialmente projetados em consultórios que são organizados e decorados com as crianças em mente.
Um dentista pediátrico oferece uma ampla gama de opções de tratamento, bem como experiência e treinamento para cuidar dos dentes, gengivas e boca do seu filho. Quando seu pediatra sugere que seu filho faça um exame odontológico, você pode ter certeza de que um odontopediatra fornecerá o melhor atendimento possível.
Razões para procurar um Odontopediatra
A saúde bucal desempenha um papel importante na saúde geral. A boca, que é o ponto de entrada para o resto do corpo, está cheia de bactérias. Alguns são inofensivos, mas certos germes podem causar doenças. Estabelecer bons hábitos odontológicos, como escovação e uso do fio dental, mantém o excesso de bactérias sob controle e previne infecções na boca e em outras partes do corpo.

O atendimento odontológico consistente é especialmente importante para as crianças, que crescem a cada dia.
Os dentistas pediátricos ensinam aos pais e filhos a importância de criar bons hábitos para durar a vida toda. Eles também diagnosticam e tratam doenças em bebês e crianças ou em todas as idades, e se especializam em trabalhar com crianças que têm necessidades especiais de saúde. No blog Ortho 3D detalha como funciona mais a odontologia infantil, veja a seguir https://ortho3dbr.com.br/odontopediatria-dentista-infantil/
O que esperar do odontopediatra
Uma visita ao dentista é diferente para as crianças. Ao contrário dos adultos, eles nem sempre podem ficar parados e cooperar durante um exame odontológico ou limpeza dos dentes. Os dentistas pediátricos entendem isso e se especializam em tornar os tratamentos mais confortáveis. Um consultório odontológico pediátrico tem equipamentos e decorações especiais que atraem os pacientes mais jovens.
Durante um exame de saúde bucal de rotina com um dentista pediátrico, você pode esperar:
- Uma breve discussão sobre a saúde bucal do seu filho, escovação e hábitos de uso do fio dental
- Um exame completo para verificar o crescimento dos dentes, gengivas, maxilares, mordida e tecidos orais circundantes
- Polimento e limpeza dos dentes para remover qualquer placa, tártaro ou manchas
Os dentistas pediátricos não radiografam os dentes de leite, a menos que suspeitem de cárie dentária ou precisem examinar a raiz de um dente de leite. É melhor que crianças pequenas não façam raios-X, a menos que seja medicamente necessário.