Você está ansioso? Talvez você esteja se sentindo preocupado com um problema no trabalho com seu chefe. Talvez você tenha borboletas no estômago enquanto aguarda os resultados de um exame médico. Talvez você fique nervoso ao voltar para casa no trânsito na hora do rush, à medida que os carros passam e se entrelaçam entre as faixas.
Encontre: Psicologo em Santa Luzia
Na vida, todos experimentam ansiedade de tempos em tempos. Isso inclui adultos e crianças. Para a maioria das pessoas, os sentimentos de ansiedade vêm e vão, durando apenas um curto período de tempo. Alguns momentos de ansiedade são mais breves que outros, com duração de alguns minutos a alguns dias.
Mas para algumas pessoas, esses sentimentos de ansiedade são mais do que apenas preocupações passageiras ou um dia estressante no trabalho. Sua ansiedade pode não desaparecer por muitas semanas, meses ou anos. Pode piorar com o tempo, às vezes se tornando tão grave que interfere com sua vida diária. Quando isso acontece, diz-se que você tem um distúrbio de ansiedade .
Quais são os sintomas da ansiedade?
Embora os sintomas da ansiedade variem de pessoa para pessoa, em geral o corpo reage de maneira muito específica à ansiedade. Quando você se sente ansioso, seu corpo fica em alerta máximo, procurando por possíveis perigos e ativando suas respostas de luta ou fuga. Como resultado, alguns sintomas comuns de ansiedade incluem:
- nervosismo, inquietação ou tensão
- sentimentos de perigo, pânico ou pavor
- ritmo cardíaco acelerado
- respiração rápida ou hiperventilação
- sudorese aumentada ou pesada
- tremores ou espasmos musculares
- fraqueza e letargia
- dificuldade em focar ou pensar claramente sobre qualquer coisa que não seja a sua preocupação
- insônia
- problemas digestivos ou gastrointestinais , como gases, prisão de ventre ou diarréia
- um forte desejo de evitar as coisas que desencadeiam sua ansiedade
- obsessões sobre certas idéias, um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- realizando certos comportamentos repetidamente
- ansiedade em torno de um evento ou experiência de vida em particular que ocorreu no passado, especialmente indicativo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Ataques de pânico
Um ataque de pânico é um início repentino de medo ou angústia que atinge o pico em minutos e envolve pelo menos quatro dos seguintes sintomas:
- palpitações
- suando
- tremendo ou tremendo
- sentir falta de ar ou sufocar
- sensação de asfixia
- dores no peito ou aperto
- náusea ou problemas gastrointestinais
- tonturas , tonturas ou sensação de desmaio
- sentindo calor ou frio
- sensação de dormência ou formigamento ( parestesia )
- sentir-se desapegado de si mesmo ou da realidade, conhecido como despersonalização e desrealização
- medo de “enlouquecer” ou perder o controle
- medo de morrer
Existem alguns sintomas de ansiedade que podem ocorrer em outras condições que não os transtornos de ansiedade. Este é geralmente o caso de ataques de pânico. Os sintomas de ataques de pânico são semelhantes aos de doenças cardíacas , problemas de tireóide , distúrbios respiratórios e outras doenças.
Como resultado, pessoas com transtorno do pânico podem fazer viagens frequentes a pronto-socorros ou consultórios médicos. Eles podem acreditar que estão enfrentando condições de saúde com risco de vida além da ansiedade.

Tipos de transtornos de ansiedade
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:
Agorafobia
As pessoas que têm agorafobia têm medo de certos lugares ou situações que as fazem se sentir presas, impotentes ou envergonhadas. Esses sentimentos levam a ataques de pânico. Pessoas com agorafobia podem tentar evitar esses lugares e situações para evitar ataques de pânico.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Pessoas com TAG experimentam ansiedade constante e se preocupam com atividades ou eventos, mesmo aqueles que são comuns ou rotineiros. A preocupação é maior do que deveria ser dada a realidade da situação. A preocupação causa sintomas físicos no corpo, como dores de cabeça, dores de estômago ou problemas para dormir.
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
TOC é a experiência contínua de pensamentos e preocupações indesejados ou intrusivos que causam ansiedade. Uma pessoa pode saber que esses pensamentos são triviais, mas tentará aliviar sua ansiedade realizando certos rituais ou comportamentos. Isso pode incluir lavar as mãos, contar ou verificar coisas como se trancaram ou não a casa.
Síndrome do pânico
O transtorno do pânico causa crises repentinas e repetidas de ansiedade, medo ou terror severos que atingem o pico em questão de minutos. Isso é conhecido como ataque de pânico. Aqueles que sofrem um ataque de pânico podem experimentar:
- sentimentos de perigo iminente
- falta de ar
- dor no peito
- batimentos cardíacos rápidos ou irregulares que parecem vibrar ou bater (palpitações)
Os ataques de pânico podem fazer com que alguém se preocupe com a ocorrência novamente ou tente evitar situações nas quais ocorreram anteriormente.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
O TEPT ocorre depois que uma pessoa experimenta um evento traumático, como:
- guerra
- assalto
- desastre natural
- acidente
Os sintomas incluem dificuldade para relaxar, sonhos perturbadores ou flashbacks de eventos ou situações traumáticas. Pessoas com TEPT também podem evitar coisas relacionadas ao trauma.
Mutismo seletivo
Esta é uma incapacidade permanente de uma criança falar em situações ou lugares específicos. Por exemplo, uma criança pode se recusar a conversar na escola, mesmo quando pode falar em outras situações ou lugares, como em casa. O mutismo seletivo pode interferir na vida cotidiana e nas atividades, como escola, trabalho e vida social.
Transtorno de ansiedade de separação
Esta é uma condição infantil marcada pela ansiedade quando a criança é separada dos pais ou responsáveis. A ansiedade de separação é uma parte normal do desenvolvimento infantil. A maioria das crianças supera em torno de 18 meses. No entanto, algumas crianças experimentam versões desse distúrbio que interrompem suas atividades diárias.
Fobias específicas
É o medo de um objeto, evento ou situação específica que resulta em ansiedade severa quando você é exposto a essa coisa. É acompanhado por um poderoso desejo de evitá-lo. Fobias , como aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de pequenos espaços), podem causar ataques de pânico quando expostos ao que você teme.
O que causa ansiedade?
Os médicos não entendem completamente o que causa transtornos de ansiedade. Atualmente, acredita-se que certas experiências traumáticas podem desencadear ansiedade em pessoas propensas a ela. A genética também pode desempenhar um papel na ansiedade. Em alguns casos, a ansiedade pode ser causada por um problema de saúde subjacente e pode ser o primeiro sinal de uma doença física, e não mental.
Uma pessoa pode experimentar um ou mais distúrbios de ansiedade ao mesmo tempo. Também pode acompanhar outras condições de saúde mental, como depressão ou transtorno bipolar . Isto é especialmente verdade no transtorno de ansiedade generalizada, que geralmente acompanha outra ansiedade ou condição mental.