O cuidado adequado dos dentes e gengivas não requer tempo excessivo ou instrumentos caros de higiene oral. Evitar açúcares simples e aplicar a escovação suave dos dentes e o uso do fio dental diariamente é a base básica.
Além disso, não fumar, beber muita água e fazer exames e limpezas dentais regulares são necessários para manter as gengivas saudáveis e os dentes livres de cáries.
Indice
Fatos rápidos sobre cuidados com os dentes e gengivas:
- Um dente é composto principalmente de minerais.
- A placa é uma película pegajosa e incolor de bactérias que gruda nos dentes.
- Quando as bactérias consomem açúcar, elas produzem ácidos, que corroem o esmalte do dente.
- O uso de tabaco é um dos fatores de risco mais significativos associados ao desenvolvimento de doenças gengivais .
Como escovar
Escovar os dentes com creme dental com flúor é o melhor método para reduzir a placa. A American Dental Hygienists ‘Association (ADHA) recomenda escovar por 2 minutos, duas vezes ao dia.
A técnica de escovação adequada limpa os dentes e as gengivas com eficácia. Lembre-se das seguintes dicas:
- Use uma escova de cerdas macias – para evitar danos ao esmalte, use apenas uma escova de cerdas macias.
- Escove em um ângulo de 45 graus – o ângulo da escova é importante, a escova de dentes deve ser colocada contra os dentes em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva.
- Movimente-se corretamente – usando movimentos curtos e suaves para frente e para trás e pequenos movimentos circulares, todas as superfícies dos dentes serão escovadas suavemente, evite um movimento de serra ou esfrega.
- Escove a língua – use sua escova de dentes para fazer uma leve escovação da língua.
- Mantenha a boca limpa após a escovação – evite comer por 30 minutos após a escovação.
A escova de dentes deve ser trocada pelo menos a cada 3 meses, assim como após qualquer enfermidade.
Fio dental

O fio dental diário é necessário para remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos que sua escova de dentes não consegue alcançar.
A área logo abaixo da linha da gengiva e os espaços apertados entre os dentes são áreas vulneráveis onde a placa pode se formar e se transformar em tártaro.
Se você não usar o fio dental regularmente, o acúmulo de placa bacteriana e tártaro pode causar cáries, bem como doenças gengivais.
Alimentos para comer e evitar
Há evidências contundentes de que os açúcares são os maiores contribuintes dietéticos para doenças dentárias. Especificamente, é a quantidade e a frequência dos açúcares livres consumidos que determinam a gravidade da decomposição.
Alimentos e bebidas para evitar
A ingestão de açúcar e doces deve ser limitada; isso ocorre porque as bactérias na boca precisam de açúcar para produzir os ácidos que enfraquecem o esmalte e danificam os dentes. Cada vez que os dentes são expostos ao açúcar, o processo de desmineralização começa e pode levar até uma hora para a boca retornar às condições normais de pH não-ácido.
Tente evitar especificamente:
- refrigerantes
- doce
- doces e salgadinhos açucarados
- chocolate
- biscoitos
- fast food, que é conhecido por conter açúcar
Outros carboidratos fermentáveis também estão envolvidos:
- pão
- biscoitos
- bananas
- Cereais do café da manhã
Estudos mostram que o consumo de alimentos básicos ricos em amido e frutas frescas está associado a níveis mais baixos de cárie dentária, de modo que o risco não é tão alto quanto o açúcar.
Consumir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes e evitar aqueles que contenham açúcares e amidos é importante para manter os dentes e gengivas saudáveis.
Alimentos e bebidas para consumir com cautela
Frutas e vegetais crocantes como maçãs, pêras, aipo e cenouras são bons entre as refeições, pois a atividade de mastigação aumenta a produção de saliva, e a saliva ajuda a proteger os dentes.
A água deve ser consumida com abundância, e qualquer refrigerante ou bebida com suco de frutas (diet e regular) deve ser consumido com cautela.
A maioria dos refrigerantes contém ácido fosfórico, que interfere na capacidade do corpo de absorver cálcio . Os sucos de frutas também banham os dentes com açúcar prejudicial. Beber essas bebidas com um canudo pode ajudar a minimizar o tempo que os dentes ficam expostos ao ácido.
Mascar chicletes sem açúcar por 10 minutos após as refeições e lanches também pode ajudar a reduzir a cárie.
Cárie dentária
A cárie dentária afeta pessoas de todas as idades, mas a gravidade da doença aumenta com a idade. A cárie dentária é composta principalmente por:
- Cavidades – são áreas permanentemente danificadas na superfície dura dos dentes que se transformam em pequenas aberturas ou orifícios. As cáries também são chamadas de cáries ou cáries.
- Cárie dentária – requer exposição ao açúcar, mas também depende da suscetibilidade do dente, do perfil bacteriano da boca, da quantidade e qualidade da saliva e do tempo que o dente fica exposto aos açúcares.
Cáries e cáries estão entre os problemas de saúde mais comuns do mundo. Eles são especialmente comuns em crianças, adolescentes e adultos mais velhos. Mas qualquer pessoa que tenha dentes pode ter cáries, incluindo bebês.
A melhor maneira de cuidar dos dentes e gengivas é seguir bons hábitos alimentares, escovar e usar fio dental diariamente e fazer exames e limpezas dentais regulares.
Visitas ao dentista

Escovar e passar fio dental ajudam a eliminar a maioria das placas, mas algumas delas são mais difíceis de remover e irão endurecer e formar o tártaro. Somente a limpeza por um dentista pode remover o tártaro.
A placa bacteriana e o tártaro não removidos não só causam cáries, mas também penetram nas gengivas e levam a doenças gengivais graves. Eventualmente, o processo da doença pode se tornar tão avançado que o único tratamento é a extração do dente.
O cuidado adequado com os dentes e gengivas requer um comprometimento mínimo de tempo. Uma dieta saudável, um programa consistente de higiene bucal doméstica e limpezas e exames profissionais regulares manterão os dentes e as gengivas em excelente forma e deixarão você com um sorriso lindo e saudável.