Como Superar o Medo

O medo pode criar fortes sinais de resposta quando estamos em emergências – por exemplo, se somos pegos em um incêndio ou estamos sendo atacados. Também pode ter efeito quando você se deparar com eventos não perigosos, como exames, oratória, um novo emprego, uma data ou até uma festa. É uma resposta natural a uma ameaça que pode ser percebida ou real.

Ansiedade é uma palavra que usamos para alguns tipos de medo que geralmente têm a ver com o pensamento de uma ameaça ou de algo dar errado no futuro, e não agora. 

O medo e a ansiedade podem durar um curto período de tempo e depois passar, mas também podem durar muito mais tempo e você pode ficar preso a eles. Em alguns casos, eles podem dominar sua vida, afetando sua capacidade de comer, dormir, concentrar-se, viajar, aproveitar a vida ou até sair de casa ou ir para o trabalho ou a escola. Isso pode impedir que você faça o que deseja ou precisa, além de afetar sua saúde.

Algumas pessoas ficam sobrecarregadas pelo medo e querem evitar situações que possam deixá-las assustadas ou ansiosas. Pode ser difícil interromper esse ciclo, mas existem várias maneiras de fazê-lo. Você pode aprender a sentir-se menos medroso e a lidar com o medo para que isso não o impeça de viver.

O que faz você com medo?

Muitas coisas nos fazem sentir medo. Ter medo de algumas coisas – como incêndios – pode mantê-lo seguro. Medo de fracassar pode fazer você tentar fazer o bem para não fracassar, mas também pode impedi-lo de fazer o bem se o sentimento for muito forte.

O que você tem medo e como age quando tem medo de algo pode variar por pessoa. Apenas saber o que o deixa com medo e por que pode ser o primeiro passo para resolver problemas com medo.

O que o deixa ansioso?

Como a ansiedade é um tipo de medo, as coisas que descrevemos sobre o medo acima também são verdadeiras para a ansiedade.

A palavra “ansiedade” tende a ser usada para descrever a preocupação, ou quando o medo é persistente e persiste com o tempo. É usado quando o medo é sobre algo no futuro e não o que está acontecendo agora.

Ansiedade é uma palavra frequentemente usada pelos profissionais de saúde quando descrevem o medo persistente. As maneiras que você sente quando está assustado e ansioso são muito semelhantes, pois a emoção básica é a mesma.

Como são o medo e a ansiedade?

Quando você se sente assustado ou seriamente ansioso, sua mente e seu corpo trabalham muito rapidamente. Estas são algumas das coisas que podem acontecer: 

  • Seu coração bate muito rápido – talvez pareça irregular
  • Você respira muito rápido
  • Seus músculos estão fracos
  • Você transpira muito
  • Seu estômago se agita ou suas entranhas parecem frouxas
  • Você acha difícil se concentrar em qualquer outra coisa
  • Você se sente tonto
  • Você se sente congelado no local
  • Você não pode comer
  • Você tem suores quentes e frios
  • Você fica com a boca seca
  • Você fica com músculos muito tensos

Essas coisas ocorrem porque seu corpo, sentindo medo, está preparando você para uma emergência, fazendo com que seu sangue flua para os músculos, aumente o açúcar no sangue e lhe dê a capacidade mental de se concentrar naquilo que seu corpo considera uma ameaça. 

Com a ansiedade, a longo prazo, você pode ter alguns dos sintomas acima, além de um sentimento de medo mais persistente, e pode ficar irritado, ter problemas para dormir, desenvolver dores de cabeça ou ter problemas para continuar trabalhando e planejando o tratamento. futuro; você pode ter problemas para fazer sexo e pode perder a autoconfiança. 

Por que me sinto assim quando não estou em perigo real?

Os primeiros seres humanos precisavam das respostas rápidas e poderosas que o medo causa, como costumavam ocorrer em situações de perigo físico; no entanto, não enfrentamos mais as mesmas ameaças na vida moderna.

Apesar disso, nossas mentes e corpos ainda funcionam da mesma maneira que nossos ancestrais, e temos as mesmas reações às nossas preocupações modernas sobre contas, viagens e situações sociais. Mas não podemos fugir ou atacar fisicamente esses problemas!

Os sentimentos físicos do medo podem ser assustadores em si mesmos – especialmente se você os está sentindo e não sabe o porquê, ou se parece desproporcional à situação. Em vez de alertá-lo para um perigo e prepará-lo para responder a ele, seu medo ou ansiedade podem causar qualquer ameaça percebida, que poderia ser imaginária ou menor.

Por que meu medo não desaparece e me deixa normal novamente?

O medo pode ser um sentimento único quando você se depara com algo não familiar.

Mas também pode ser um problema diário e duradouro – mesmo que você não saiba por que. Algumas pessoas sentem uma constante sensação de ansiedade o tempo todo, sem nenhum gatilho específico.

Existem muitos fatores para o medo na vida cotidiana, e você nem sempre consegue descobrir exatamente por que está assustado ou com a probabilidade de ser prejudicado. Mesmo se você puder ver quão desproporcional é um medo, a parte emocional do seu cérebro continua enviando sinais de perigo ao seu corpo.

Às vezes, você precisa de maneiras mentais e físicas de combater o medo.

o que é um ataque de pânico?

Um ataque de pânico ocorre quando você se sente sobrecarregado pelos sentimentos físicos e mentais do medo – os sinais listados em ‘Como são o medo e a ansiedade?’ As pessoas que sofrem de ataques de pânico dizem que têm dificuldade em respirar e podem se preocupar com o ataque cardíaco ou com o controle do corpo.  Consulte a seção ‘Suporte e informações’ no final deste livreto, se você quiser ajuda com ataques de pânico.

O que é uma fobia?

Uma fobia é um medo extremo de um animal, coisa, lugar ou situação em particular. Pessoas com fobias têm uma enorme necessidade de evitar qualquer contato com a causa específica da ansiedade ou medo. O pensamento de entrar em contato com a causa da fobia o deixa ansioso ou em pânico. 

Como sei se preciso de ajuda?

Medo e ansiedade podem afetar todos nós de vez em quando. Somente quando é grave e duradouro é que os médicos a classificam como um problema de saúde mental. Se você se sentir ansioso o tempo todo por várias semanas ou se seus medos estão tomando conta de sua vida, é uma boa ideia pedir ajuda ao seu médico ou tentar um dos sites ou números listados no final deste documento. livreto. O mesmo acontece se uma fobia estiver causando problemas em sua vida diária ou se você estiver enfrentando ataques de pânico.

Como posso me ajudar?

Enfrente seu medo, se puder

Se você sempre evitar situações que o assuste, poderá parar de fazer o que deseja ou precisa. Você não será capaz de testar se a situação é sempre tão ruim quanto o esperado, então perde a chance de descobrir como gerenciar seus medos e reduzir sua ansiedade. Os problemas de ansiedade tendem a aumentar se você entrar nesse padrão. Expor-se aos seus medos pode ser uma maneira eficaz de superar essa ansiedade e fazer uma terapia online

Conheça a si mesmo

Tente aprender mais sobre seu medo ou ansiedade. Mantenha um diário de ansiedade ou um registro de pensamentos para anotar quando isso acontece e o que acontece. Você pode tentar estabelecer objetivos pequenos e realizáveis ​​para enfrentar seus medos. Você pode levar consigo uma lista de coisas que ajudam em momentos em que você provavelmente ficará assustado ou ansioso. Essa pode ser uma maneira eficaz de abordar as crenças subjacentes que estão por trás de sua ansiedade. 

Tente aprender mais sobre seu medo ou ansiedade. Mantenha um registro de quando isso acontece e o que acontece.

Exercício

Aumente a quantidade de exercício que você faz. O exercício requer alguma concentração, e isso pode tirar sua mente do medo e da ansiedade. 

Relaxar

Aprender técnicas de relaxamento pode ajudá-lo com os sentimentos mentais e físicos do medo. Pode ajudar apenas a abaixar os ombros e respirar profundamente. Ou imagine-se em um lugar relaxante. Você também pode tentar aprender coisas como ioga, meditação, massagem

Alimentação saudável

Coma muitas frutas e legumes e tente evitar muito açúcar. Os mergulhos resultantes no açúcar no sangue podem causar sentimentos de ansiedade. Tente evitar beber muito chá e café, pois a cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade. 

Evite álcool ou beba com moderação

É muito comum as pessoas beberem quando se sentem nervosas. Algumas pessoas chamam o álcool de “coragem holandesa”, mas os efeitos posteriores do álcool podem fazer você se sentir ainda mais com medo ou ansioso.

Terapias complementares

Algumas pessoas acham que terapias ou exercícios complementares, como técnicas de relaxamento, meditação, ioga ou tai chi, os ajudam a lidar com a ansiedade. 

Fé / espiritualidade

Se você é religioso ou espiritual, isso pode lhe dar uma maneira de se sentir conectado a algo maior que você. A fé pode fornecer uma maneira de lidar com o estresse diário, e a presença na igreja e em outros grupos religiosos pode conectá-lo a uma valiosa rede de apoio.

Como obtenho ajuda?

Terapias falantes

As terapias de conversação, como aconselhamento ou terapia cognitivo-comportamental, são muito eficazes para pessoas com problemas de ansiedade, incluindo terapia cognitivo-comportamental computadorizada, que o leva a uma série de exercícios de auto-ajuda na tela.  Visite seu médico para saber mais.

Medicamento

Os tratamentos com medicamentos são usados ​​para fornecer ajuda a curto prazo, em vez de olhar para a raiz dos problemas de ansiedade. Os medicamentos podem ser mais úteis quando combinados com outros tratamentos ou suporte. 

Grupos de apoio

Você pode aprender muito sobre como gerenciar a ansiedade perguntando a outras pessoas que a experimentaram. Grupos de apoio local ou grupos de auto-ajuda reúnem pessoas com experiências semelhantes, para que possam ouvir as histórias umas das outras, compartilhar dicas e encorajar-se a experimentar novas maneiras de se gerenciar. seu médico, biblioteca ou agência local de grupos de apoio perto de você