A cárie dentária pode ocorrer quando o ácido é produzido a partir da placa, que se acumula nos dentes.
Se a placa se acumular, pode levar a problemas adicionais, como cárie dentária (furos nos dentes), doenças gengivais ou abscessos dentários , que são coleções de pus no final dos dentes ou nas gengivas. tratamento dentário
Sintomas da cárie dentária
A cárie dentária não pode causar dor. No entanto, se você tiver cárie dentária, poderá ter:
- dor de dente – dor contínua que mantém você acordado ou dor aguda ocasional sem uma causa óbvia
- sensibilidade dentária – você pode sentir sensibilidade ou dor ao comer ou beber algo quente, frio ou doce
- manchas cinza, marrons ou pretas aparecendo nos dentes
- mal hálito
- um sabor desagradável na boca
Consultando um dentista
Visite seu dentista regularmente, para que a cárie precoce possa ser tratada o mais rápido possível e a prevenção da cárie possa começar. A cárie dentária é muito mais fácil e barata de tratar nos estágios iniciais. Os dentistas geralmente podem identificar cáries e outros problemas com um simples exame ou raio-X .
Encontre o seu dentista bairro dom bosco bh
Também é importante fazer check-ups dentais regulares . Os adultos devem fazer um check-up pelo menos uma vez a cada dois anos e as crianças menores de 18 anos devem fazer um check-up pelo menos uma vez por ano.
Tratamentos para cárie dentária
O tratamento da cárie dentária depende de quão avançado é.
- Para cárie dentária em estágio inicial – seu dentista conversará com você sobre a quantidade de açúcar em sua dieta e os horários que você come. Eles podem aplicar um gel de flúor , verniz ou pasta na área. O flúor ajuda a proteger os dentes, fortalecendo o esmalte, tornando os dentes mais resistentes aos ácidos da placa que podem causar cáries.
- Seu dentista pode discutir um recheio ou coroa com você – isso envolve remover a cárie dentária, oferecer anestesia local para anestesiar o dente e preencher o orifício
- Se a cárie se espalhar para a polpa (no centro do dente, contendo sangue e nervos) – isso pode ser removido em um processo conhecido como tratamento do canal radicular.
- Se o dente estiver tão danificado que não puder ser restaurado – talvez seja necessário removê-lo. O seu dentista poderá substituir o dente por uma prótese parcial , ponte ou implante.
Custo do tratamento do NHS
As cobranças do NHS são definidas pelo governo e são padrão para todos os pacientes do NHS. As cobranças são avaliadas a cada ano e geralmente mudam a cada abril.
Algumas pessoas não precisam pagar pelo tratamento odontológico, incluindo crianças, mulheres grávidas e novas mães. Ajuda financeira também pode estar disponível para pessoas de baixa renda.
O custo do tratamento odontológico particular varia entre as práticas, pois não há cobrança fixa. Se você optar por procurar um dentista particular, concorde com o custo antes de fazer o tratamento.

Prevenção da cárie dentária
Embora a cárie seja um problema comum, muitas vezes é totalmente evitável. A melhor maneira de evitar cáries é manter os dentes e as gengivas o mais saudáveis possível. Por exemplo, você deve:
- visite o seu dentista regularmente – o seu dentista decidirá com que frequência ele precisará vê-lo com base nas condições da sua boca, dentes e gengivas
- reduza alimentos e bebidas açucarados e ricos em amido, principalmente entre as refeições ou dentro de uma hora depois de ir para a cama – alguns medicamentos também podem conter açúcar, por isso é melhor procurar alternativas sem açúcar sempre que possível
- cuidar dos dentes e gengivas – escovar os dentes adequadamente com creme dental com flúor duas vezes ao dia, usando fio dental e uma escova interdental pelo menos uma vez ao dia
- evite fumar ou beber álcool em excesso – o tabaco pode interferir na produção de saliva, o que ajuda a manter os dentes limpos e o álcool pode contribuir para a erosão do esmalte dos dentes
- consulte o seu dentista ou clínico geral se você tiver uma boca persistentemente seca – isso pode ser causado por certos medicamentos, tratamentos ou condições médicas
Protegendo os dentes do seu filho
Estabelecer bons hábitos alimentares limitando lanches e bebidas açucaradas pode ajudar seu filho a evitar cáries. Visitas regulares ao dentista em idade precoce também devem ser incentivadas.
É importante ensinar seu filho a limpar os dentes de maneira adequada e regular. Seu dentista pode mostrar como fazer isso. As crianças mais jovens devem usar uma pasta de dente infantil, mas não deixe de ler o rótulo sobre como usá-la.
As crianças ainda devem escovar os dentes duas vezes por dia, especialmente antes de dormir.

Como a placa provoca cárie dentária
Sua boca está cheia de bactérias que formam uma película sobre os dentes chamada placa dentária.
Quando você consome alimentos e bebe ricos em carboidratos – principalmente alimentos açucarados e bebidas – as bactérias na placa transformam os carboidratos em energia necessária, produzindo ácido ao mesmo tempo.
Se a placa estiver acumulada, o ácido pode começar a quebrar (dissolver) a superfície do dente, causando buracos conhecidos como cáries.
Depois que as cáries se formam no esmalte, a placa e as bactérias podem alcançar a dentina (o material mais macio e parecido com os ossos abaixo do esmalte). Como a dentina é mais macia que o esmalte, o processo de cárie dentária acelera.
Sem tratamento, as bactérias entram na polpa (o centro mole do dente que contém nervos e vasos sanguíneos). Nesta fase, seus nervos serão expostos a bactérias, geralmente causando dor no dente.
A bactéria pode causar um abscesso dentário na polpa e a infecção pode se espalhar para o osso, causando outro tipo de abscesso .
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/