Não é tarde demais para desaprender esses comportamentos prejudiciais. Aqui está uma lista de dez hábitos comuns que você pode não perceber que estão pressionando seus rins.

1. Uso excessivo de analgésicos
Medicamentos de venda livre para a dor, como AINEs (antiinflamatórios não esteroides), podem aliviar suas dores, mas podem prejudicar os rins, especialmente se você já tiver doença renal. Reduza o uso regular de AINEs e nunca ultrapasse a dosagem recomendada.
2. Abusar do saleiro
As dietas ricas em sal são ricas em sódio, o que pode aumentar a pressão arterial e, por sua vez, prejudicar os rins. Tempere seus alimentos com ervas e especiarias em vez de sal. Com o tempo, você pode achar mais fácil evitar o uso de sal (sódio) na comida.
3. Comer alimentos processados
Alimentos processados são fontes significativas de sódio e fósforo. Muitas pessoas com doença renal precisam limitar o fósforo em suas dietas. Alguns estudos demonstraram que a ingestão elevada de fósforo de alimentos processados em pessoas sem doença renal pode ser prejudicial aos rins e aos ossos. Tente adotar a dieta DASH para orientar seus hábitos alimentares saudáveis.
4. Não beber água suficiente
Manter-se bem hidratado ajuda os rins a eliminar o sódio e as toxinas do corpo. Beber muita água também é uma das melhores maneiras de evitar pedras nos rins dolorosas. Pessoas com problemas renais ou insuficiência renal podem precisar restringir a ingestão de líquidos, mas para a maioria das pessoas, beber 1,5 a 2 litros de água por dia é uma meta saudável.
5. Perdendo o sono
Uma boa noite de descanso é extremamente importante para o seu bem-estar geral e, ao que parece, para os seus rins. A função renal é regulada pelo ciclo sono-vigília, que ajuda a coordenar a carga de trabalho dos rins ao longo de 24 horas.
6. Comer muita carne
A proteína animal gera grandes quantidades de ácido no sangue que podem ser prejudiciais aos rins e causar acidose uma condição em que os rins não conseguem eliminar o ácido com rapidez suficiente. A proteína é necessária para o crescimento, manutenção e reparo de todas as partes do corpo, mas sua dieta deve ser bem balanceada com frutas e vegetais.
7. Comer muitos alimentos ricos em açúcar
O açúcar contribui para a obesidade, o que aumenta o risco de desenvolver hipertensão e diabetes, duas das principais causas de doença renal. Além de sobremesas, o açúcar é frequentemente adicionado a alimentos e bebidas que você pode não considerar “doce”. Evite condimentos, cereais matinais e pão branco, que são fontes sorrateiras de açúcar processado. Preste atenção aos ingredientes ao comprar produtos embalados para evitar a adição de açúcar em sua dieta.
8. Iluminando
Claro, fumar não é bom para seus pulmões ou coração. Mas você sabia que fumar também pode não ser bom para os rins? Pessoas que fumam têm maior probabilidade de apresentar proteínas na urina, um sinal de lesão renal.
9. Beber álcool em excesso
Descobriu-se que beber pesado regularmente, mais de quatro doses por dia, duplica o risco de doença renal crônica. Bebedores pesados que também fumam correm um risco ainda maior de problemas renais. Fumantes que bebem muito têm cerca de cinco vezes mais chances de desenvolver doença renal crônica do que pessoas que não fumam ou bebem álcool em excesso.

10. Sentado quieto
Sentar-se por longos períodos de tempo já foi associado ao desenvolvimento de doença renal. Embora os pesquisadores ainda não saibam por que ou como o tempo sedentário ou a atividade física afetam diretamente a saúde renal, sabe-se que uma maior atividade física está associada à melhora da pressão arterial e do metabolismo da glicose, ambos fatores importantes na saúde renal.
Este artigo tem como objetivo ajudar a prevenir doenças renais. Se você foi instruído a limitar seu potássio ou fósforo ou se está em diálise, discuta suas necessidades dietéticas pessoais com seu nutricionista ou nefrologista.